Pular para o conteúdo principal

Imprensa primitiva começa a se render ao favoritismo do PT

DA FOLHA ON-LINE


A aliança com o PMDB está praticamente selada. Hoje, os governistas do PMDB têm maioria para bancar um acerto nacional com o PT. O noivado foi feito. O casamento precisará ser confirmado em junho, mês das convenções que oficializam candidaturas e alianças.


Até lá, haverá muita fumaça. Os peemedebistas são mestres nesse tipo de negociação. Parecerá, em algum momento, que a aliança poderá não se realizar. Convém não apostar no fracasso do acerto. Lula avalizou, o PMDB quer, Michel Temer deverá ser o vice, e Dilma terá musculatura política suficiente.
, presidente licenciado do PMDB e presidente da Câmara, une os governistas do partido. Só não será vice se não quiser. E ele quer.
A hipótese de o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, recém-filiado ao PMDB, virar vice é vista como piada entre os peemedebistas. Hoje, informações nesse sentido são desejo e sonho. Só.

Com suporte de Lula, Dilma está amarrando o apoio de PDT e do PC do B. Fará investida sobre o PR. O PRB de José Alencar também virá para o barco. Ela poderá ter 60% do tempo no horário eleitoral gratuito, a fase decisiva da eleição.

Erra quem vê fragilidade na candidatura Dilma. Se a economia crescer entre 4,5% e 5% em 2010, a alta popularidade de Lula será um forte cabo eleitoral.

Isso significa que Dilma é a favorita ou que sua eleição são favas contadas? Não.
O favorito ainda é o governador de São Paulo, José Serra, que também possui musculatura política. O tucano deverá ter o apoio do DEM e do PPS. Terá poder de fogo no rádio e na TV. Faz uma gestão bem avaliada em São Paulo. Tem boa imagem nacional e trânsito em fortes grupos empresariais.
Marina e Ciro poderão surpreender? Sim. Já estão surpreendendo. Mas eles têm menos consistência política do que Dilma e Serra. Na reta final do primeiro turno, a tese de uma disputa plebiscitária tão cara a Lula poderá se concretizar.

Kennedy Alencar, 41, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília. Escreve para Pensata às sextas e para a coluna Brasília Online, sobre bastidores do poder, aos domingos. É comentarista do telejornal "RedeTVNews", de segunda a sábado às 21h10, e apresentador do programa de entrevistas "É Notícia", aos domingos à meia-noite.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

A NOTÍCIA QUE EU NÃO QUERIA DAR

Texto e Fotos: Arnaldo B. T. Martins     O Sol se pôs em Pimenta Bueno!  Centenas se reuniram na Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno na manhã cinzenta desta quarta-feira (22), para a última despedida de uma das jovens mais talentosas da cidade, Sol. O cortejo fúnebre, com certeza o maior de 2010, foi liderado por uma carroça simples, puxada por um mulinha. Sobre a carroça foi o caixão da jovem que, em sua última trajetória, arrastou uma multidão entristecida e chorosa. Na saída da Câmara de Vereadores os toques dos berrantes marcaram o início da última passagem de Sol pelo Centro da cidade. Comerciantes, comerciários e a população em geral parou para prestar sua última homenagem a uma das jovens mais alegres e enérgicas de Pimenta Bueno. Muitas autoridades compareceram para confortar a família e dar o seu último adeus. Políticos, empresários, patrocinadores, secretários, advogados e a população em geral, na maior parte jovens que conheciam a jovem que não sa...

Agenda do Vice-Presidente da República em Rondônia nesta terça-feira, terminou com uma importante visita à empresa Ciclo Cairu em Pimenta Bueno

  Geraldo Alckmin com Edimar Cosme e Cida do PT A agenda do Vice Presidente da República Geraldo Alckmin em Rondônia começou com uma reunião com empresários da Federação das Industrias do Estado de Rondônia – FIERO em Porto Velho, inauguração de um frigorifico em Cacoal e terminou com visita à fábrica da Ciclo Cairu em Pimenta Bueno. Maria Aparecida de Oliveira, acompanhou a visita do Vice Presidente da República e disse que Geraldo Alkimin ficou muito impressionado com a história da Empresa Ciclo Cairu     e dos irmãos Eugenio e Flávio. Vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços desde 1.º de janeiro de 2023, Geraldo Alckmin parece ter gostado também de conhecer o plano de investimento da empresa Cairu que inclui uma indústria de pneus em Manaus e uma fábrica de capacetes em Pimenta Bueno. Em Cacoal, Geraldo Alckmin lembrou o potencial agrícola de Rondônia com destaque para a produção de café e os prêmios de qualidade conqu...