ALUNOS DENUNCIAM DESCASO COM O PROJOVEM EM PIMENTA BUENO

O Prefeito Augusto Plaça certamente não está sabendo, mas alunos do ProJovem estão muitíssimos insatisfeitos com a aplicação do curso em Pimenta Bueno.

Um aluno que pediu para não ser identificado, alistado no curso de Telemática pelo Projovem, está indignado com a forma de como estão sendo aplicados os cursos. Falta estrutura, as aulas são canceladas por qualquer motivo e o conteúdo aplicado está totalmente desvinculado do projeto original.
Restam apenas 19 dos 40 alunos que iniciaram o curso, das 19 maquinas prometidas no inicio do curso apareceram apenas 03, sendo que apenas 02 estão em condições de uso. Segundo o aluno, a TV candelária quando aparece para filmar o ambiente, não roda a câmera para não apresentar a falta de estrutura, os computadores com tela de LCD são colocados em um canto da sala para onde é dirigida a filmagem.

Ele informou ainda que por falta de alunos do curso de corte e costura, 05 alunos do curso de Telemática foram requisitados para se fotografar manuseando maquinas de costura certamente para passar a idéia de que o curso esta funcionando normalmente.

A apostila de Telemática da segunda etapa do curso vem com uma apresentação assinada por Anita, narrando o que segundo o projeto, deveria ter ocorrido na primeira etapa e apresentado o conteúdo da etapa seguinte. Vejamos o texto:

Caros participantes do Projovem!

“Chegamos ao final da primeira etapa do processo da Qualificação Profissional. Nos meses passados, vocês tomaram conhecimento e debateram aspectos do trabalho que estão presentes em quase todas as ocupações, dentro da FTG – Formação Técnica Geral. Estudaram conceitos, conteúdos e técnicas relacionadas aos temas: Mobilidade e Trabalho, Atividades Econômicas na Cidade, Organização do Trabalho, Comunicação, tecnologia e Trabalho, Gestão e Planejamento, Organização da Produção e Outras Possibilidades de Trabalho.

Enfatizamos sua participação em muitas atividades, na escola e fora dela. Vocês não só resolveram as coisas no papel, mas também exercitaram os conhecimentos, movimentaram-se na cidade, buscaram informações, fizeram contatos e conversaram sobre o que estudaram. Teoria e pratica andaram juntas. Parabéns pelos estudos que concluíram!”

O texto segue com as seguintes informações:
Após terem feito essa travessia, é chegada a hora de acrescentarmos conhecimentos que os fortaleçam na formação para o mundo do trabalho. Agora tem inicio uma nova fase da Qualificação profissional em que serão tratados os temas específicos dos Arcos Ocupacionais.

Cada Arco Operacional compõe-se de quatro ocupações. Está concluído com conteúdos que possibilitarão a vocês uma iniciação profissional diversificada, abrindo espaço de atuação nessas ocupações. Esta informação não o tornará um especialista em cada uma delas, mas você conhecerá muito mais amplamente o trabalho desenvolvido no conjunto das ocupações. Por exemplo, você escolheu Telemática, vai iniciar-se em Operador de Microcomputador, Helpdesk (assistência), Telemarketing (vendas) e assistente de vendas ( informática e celulares).
Esta variedade certamente aumentará suas possibilidades de obtenção de trabalho e emprego. Desejo a vocês bom trabalho nesta fase de seus estudos!”

Vejam que estes são os propósitos do Projovem. O Presidente Lula criou o Projovem para qualificar jovens para o mercado de trabalho e não apenas para distribuir certificados.

No Site oficial da Prefeitura, a Secretária de Ação Social Solange Gotzsch comenta: “é muito gratificante poder contribuir, através da pasta que represento com um trabalho de tamanha envergadura para Pimenta, onde 800 jovens estão tendo a oportunidade de aprender uma profissão com qualidade e alto nível de conhecimento". Cleiton Roque enfatizou: "Pimenta tem que agradecer ao Deputado federal Mauro Nazif pela emenda no orçamento da união da ordem de R$1.213.580,00 que possibilitou a adesão de Pimenta Bueno no programa nacional de inclusão de jovens, lembra o Vereador Cleiton Roque, ao falar sobre o Programa".

O convenio assinado entre Prefeitura e o Ministério do Trabalho e Emprego prevê que no final do curso a Prefeitura terá que incluir no mercado de trabalho no mínimo 30% dos 800 jovens formados pelo Projovem. Isso significa dizer que pelo menos 240 jovens deverão estar empregados em atividades relacionadas com o curso que fizeram.

Pelo que fui informado, este número de jovens cursando o Projovem não existe. A grade curricular não esta sendo aplicada, alunos são dispensados sem aplicação das aulas, falta material, instrutor e ferramentas. De ante desse quadro, dificilmente sairá algum jovem qualificado para o mercado de trabalho e a meta de empregar 30% de jovens ao final do curso será cumprida. Tem 800 jovens fazendo Projovem em Pimenta Bueno?
O Prefeito Augusto Plaça deve mandar apurar as denúncias dos jovens estudantes e se comprovadas, deve declarar a incapacidade da empresa encarregada de executar o programa, optando por outro convênio. Caso contrário todo o objetivo do Governo Federal em relação aos jovens de Pimenta Bueno ficará comprometido.

Comentários

  1. Anônimo10/20/2009

    Axo incrivel como se pod uma pessoa sem o minimo de interece poder aprender algo!!! provavelmente esse aluno deve ser algum dester que nunca aparecem na aula e quando aparecem ficam boiando!! mais ou menos como vc Joaquim, vc como politico mais do que ninguem tomar opnioes de otros alunos antes de fazer esse tipo de reclamação nós, digo nós pois não somente eu e sim somos nos os Alunos ou a Grande maioria sendo que somente UM Veja só UM aluno foi "Denunciar" nós estamos satisfeitos com o Aprendizado que estamos tendo e sim seremos qualificados.. e estamos sento nosso Prfessor é ótimo e não nos falta equipamento!!! caso o senhor duvide da nossa capacidade o convido para vir ver nosso trabalho aqui na escola cordeiro e tirar suas proprias opnioes ai acredito que vc poder falar alguma coisa !! obrigado !!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/20/2009

    ola Joaquim Louredo

    eu acho que o que esses "alunos"
    falaram para vossa senhoria é tudo mentira ou eles nao estao indo para o curço sao chamado de turista do projovem
    por que eu estudo no CCT no cuço de Telematica no Perido da tarde e ate hj nao tenho nemhuma reclamaçaõ contra o curço otimo professor antes verefica ser é verdade oque o senhor escreveu

    Atenciosamente:

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10/20/2009

    quem disse isso tem toda a razão....

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/20/2009

    tudo isso que você diz ter ficado sabendo,é uma grande mentira pois eu tenho capacidade de exercer o curso em que estou sendo formado...
    você foi infeliz em sua declaração.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10/20/2009

    meu caro joaquim pra vc esta metendo o pau é porque vc esta com muita inveja aposto que vc ficou de fora e nao esta sendo beneficiado com nada por isso torçe pras coisas nao darem certo mais vc esta enganado por que esta dando certo sim e muito bem diga se passagem preocure se informar direito bjs e obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10/22/2009

    VAI TRABALHA SEU VAGAVUNDO PARA DE FICAR CRITICANDO O NOSSO CURSO

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10/26/2009

    joaquim, pelo ton da iritação dos anonimos assima, parece que e coisa de quem esta com a teta na boca, vc não acha,nesta moita tem coelho...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11/16/2009

    como disse esse caro colega assima nesse mato tem coelho so um aluno denuncio o senhor nao acha que isso é muita coicedencia nao para o senho ficar falando o que nao deve ... pensa ante de falar alguma coisa ... o senho sendo politico o senhor é claro que vai pucha a casaca para seu partido é claro mais nesse caso o senhor esta tentando pregidicar mais de 60 alunos isso é injusto como nois o senhor nao acha....

    Atenciosamente: Alguem que Odiouuuu a sua materia esse é um blog que eu nao acessaria .....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A NOTÍCIA QUE EU NÃO QUERIA DAR

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

Tarcísio agora chora