Amigos e leitores.
A entrevista desta sesemana é com um jornalista famoso. Ele só concordou em dar a entrevista com a promessa de manter em sigilo u nome, por motivos óbvios.
1) A criação de uma nova Estatal para o PRÉ-SAL e o cunho nacionalista dado pelo presidente Lula estão incomodando o PSDB/DEM/PPS e a grande mídia. Como você analisa essas duas colocações?
A PETROSAL vem em boa hora e foi uma grande sacada para operacionalizar a nacionalização da fortuna que será gerada pelo petróleo do pré-sal. Se o governo não agisse rapidamente paras preservar esse recurso, ele se transformaria em lucro privado e desorganizaria a economia do país: uma enxurrada de petrodólares no mercado valorizaria o real e aniquilaria as exportações. Em conseqüência, fábricas e empresas agrárias deixariam de existir, os empregos sumiriam.Qualquer incômodo do PSDB/DEM e da mídia é um bom sinal: significa que estamos no caminho certo. A História mostra que a grande mídia sempre esteve contra os interesses do Brasil e dos brasileiros, desde os tempos do império (foi contra a abolição, contra a República, contra o voto feminino, contra o capital nacional, só mudava de lado quando sua causa estava perdida). E o PSDB/DEM é o braço armado (político) do partido da mídia, o PIG.
2) Caso José Serra(PSDB) seja eleito presidente do Brasil em 2010, ele privatizaria o PRÉ-SAL juntamente com a PETROBRÁS?
O que a nação e o povo brasileiro perderiam? Ele certamente tentaria, como FHC tentou (chegou a inventar a Petrobrax). A perda seria irreparável, pois os recursos da PETROSAL têm destinação certa – o futuro do país. Esses recursos não seriam usados em despesas de custeio nem fariam parte do Orçamento. São recursos que constituiriam um fundo, uma poupança para combater a pobreza, promover a educação e o investimento em pesquisa e tecnologia, o que significa investir em desenvolvimento, investir em futuro risonho nas próximas décadas.
3) Como você descreveria a figura política do governador de São Paulo, José Serra(PSDB)?
É uma figura sombria. Embora tenha militado na esquerda, há décadas serve aos propósitos entreguistas do PSDB. Foi um dos arautos das privatizações, junto com FHC e os finados Mario Covas e Sergio Motta. Transformou-se em campeão da direita, a grande esperança da camada social que a eleição de Lula afastou do poder: os coronéis nordestinos e nortistas, a “cansada” elite paulistana, os aventureiros que destroem o cerrado e a Amazônia em busca de lucro rápido, os funcionários da grande mídia dominada pelo capital estrangeiro. Enfim, é o campeão do mal, de tudo o que há de pior neste país.
4) Os senadores Azeredo(PSDB) e Marco Maciel(DEM) criaram a LEI DA MORDAÇA para a internet, já aprovada pelo Senado. Eles perceberam a força da blogosfera de Esquerda em favor do presidente Lula e de sua candidata. A Oposição ta com medo de que?
Os principais líderes do PSDB/DEM estão jogando sua última cartada. Depois de 2010 estarão velhos demais para disputar eleições, seu sonho de voltar ao poder se transformará em pó, pois a nova geração da direita é ridícula. Então agora é tudo ou nada, vão violar regras, criar exceções, legalizar o crime. Enfim, tentarão tudo ao seu alcance, sempre com o respaldo da mídia para garantir que nada se transforme em escândalo. A blogosfera precisa atuar como nunca, pois a atitude da direita demonstra que estão incomodados.
5) Como jornalista o que você está achando dos seus colegas? Eles estão seguindo a orientação dos patrões, das oposições?
Os jornalistas que mantiveram seus empregos após os grandes expurgos das décadas de 80 e 90 (crise financeira da mídia) e do século XXI (expurgo ideológico) estão afinados com o discurso da direita. Farão qualquer coisa para preservarem seus empregos. Estão fazendo: escrevem e editam mentiras e calúnias, omitem as realizações do governo, criam factóides, fabricam personagens... Sujam as mãos e a alma pelo PIG e justificam-se com a necessidade de sobreviver. Seria de dar pena se não fosse revoltante.
6) Por que a mídia tem tanto medo do Lula? Por que essa obsessão em impedir que ele faça seu sucessor, o que eles têm a perder?
A mídia já não pertence, de fato, aos nomes que constam nos registros das empresas. Todos os grandes veículos de comunicação foram vendidos para o capital estrangeiro até o limite da lei: a NET (e parte da Globo) para Carlos Slim, a Abril para um grupo neonazista sul-africano, Naspers Limited, a FSP e o OESP idem, entregaram as empresas em troca de dívidas em 2003/2004. Aparentemente, a mídia está nas mão dos Marinho (e Ali Kamel), dos Civita, dos Frias e Mesquitas. Mas as gavetas de seus verdadeiros donos estão cheias de promissórios que jamais poderão ser pagas, a não ser com serviços prestados... A eleição de um governo de direita teria duas vantagens: prestar serviços remunerados ao capital internacional, desviando o Brasil para a órbita onde esteve até 2002, e conseguir do novo governo dinheiro a fundo perdido para recuperar a propriedade das empresas.
Considerações finais
Faço minhas as palavras do Presidente: “É tempo de ampliarmos, ainda mais, a nossa esperança no Brasil. A independência não é um quadro na parede nem um grito congelado na história.
A independência é uma construção do dia-a-dia. A reinvenção permanente de uma nação. A caminhada segura e soberana para o futuro.”