Pimenta Bueno ficará (6) horas sem energia neste domingo - das 7:00 as 12:00
Uma grande mobilização que envolveu equipes da CERON, ELETRONORTE e UHE RONDON II vem trabalhando a mais de um mês na interligação das três concessionárias de energia ao sistema Pimenta Bueno.
Todos os técnicos da CERON e Eletronorte já estão de prontidão e acertando os últimos detalhes para este evento que ocorrerá amanhã 02 de agosto de 2009. É um momento histórico e só quem acompanha a evolução da energia em Rondônia e principalmente em Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Primavera e Cacoal sabem da importância deste ato.
Em 25 de agosto de 2005 a CERON desativava seu parque gerador no Município de Pimenta Bueno interligando as Subestações de Cacoal e Pimenta Bueno em tensão 34,5kV. Passados quatro anos desta interligação, os municípios cresceram e a carga disponibilizada neste sistema começou a dar sinal de sobre carregamento. O Governo Federal sensível as necessidades de um Estado que cresce na velocidade da luz, destinou bilhões de reais à construção de grandes, médias e pequenas centrais hidrelétricas necessárias ao desenvolvimento de Rondônia e do Brasil.
O Governo desengavetou um projeto de interligação com o sistema nacional engavetado desde 1998 do governo passado e colocou a obra no topo das prioridades. Com isso, a Eletronorte construiu a LT 230KV interligando Vilhena a Rio Branco do Acre e recentemente uma nova LT interligando Mato Grosso a Rondônia passando por Jauru-Mt e Vilhena- RO.
Com duas subestações rebaixadoras em Pimenta Bueno e Vilhena, faltando as obras de interface CERON/ELETRONORTE para disponibilizar este sistema para a população de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Primavera. Com investimentos de mais de quatro milhões de reais a CERON esta pronta para neste domingo, concluir este feito histórico para a nossa região.
É CERTO QUE AINDA LEVARÁ UNS DIAS PARA SINCRONIZAR E BOTAR ESTE SISTEMA PARA FUNCIONAR 100%, MAS COMO DIZEM ALGUNS COLEGAS, NÃO SE FAZ UMA OMELETE SEM QUEBRAR OS OVOS.