Pular para o conteúdo principal

A RIQUEZA QUE VEM DAS ÁGUAS

Uma visita as PCH,s em Alta Floresta hoje durante todo o dia, foi suficiente para conhecer e ficar maravilhado com a fartura vinda da terra e das águas daquela região. Uma passada pelas PCH,s Rio Branco, Monte Belo, Âgelo Cassol (em construção) e Eletron, uma das primeiras a ser construída no Município de Alta Floresta, me deixou com a sensação de uma grande diversificação da economia local.
O rico solo de Alta Floresta proporciona ao mesmo tempo, a formação de grandes pastagens e a sobrevivência dos pequenos produtores de arroz, milho, café e feijão que nascem até na beira das estradas.
A água é outra fonte de vida e de fartura, as pequenas centrais hidrelétricas estão associadas a produção de peixes, hortas e criação de porcos e galinhas, é capaz de unir o útil ao agradável. O clima gostoso e ao som de águas e pássaros, a comida caseira com costelas de porco, de tambaqui e filé de pirarucu traduz um pouco o sentimento de estar bem próximo do paraíso. Certamente quem já se acostumou a essa convivência diária não tem esta mesma sensação. Para quem está acostumado ao barulho e ao estresse do ambiente urbano percebe a diferença entre a qualidade de vida proporcionada ali e a vida agitada do mundo dos negócios e da vida corrida na cidade.
O Rio Branco com sua água clara e corrente se transformou numa grande fonte de riqueza e beleza para quem tem o privilegio de habitar ás suas margens. Varias fontes de energia limpa e com impacto ambiental próximo de zero, só é possível em função das fortes e variadas cachoeiras espalhadas ao longo de seu traçado.
A energia gerada pelas diversas PCH,s movidas pelo Rio Branco abastece o mercado de Alta Floresta do Oeste, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Santa Luzia, Alto Alegre e São Felipe. Somadas a alimentação da Linha de Transmissão da Eletronorte que alimenta a subestação em Rolim de Mura em tensão 138Kv a Região tem potencial de crescimento e energia suficiente para se sustentar por muitos e muitos anos. Não é a toa que muitas indústrias de carne, laticínios, álcool e outras estão se instalando na região. Programa Luz Para Todos do Governo Federal está chegando a todas as propriedades rurais e os bancos da Amazônia, do Brasil e Caixa Econômica Federal formam a parceria do Governo Federal com os empreendedores que estão transformando a região num grande pólo de geração de emprego e riquezas para muita gente.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.