Em 2008 o Governo Federal repassou ao Município de Pimenta Bueno R$ 22.606.262,16. Nos primeiros quatro meses de 2009 os repasses já chegam a 7.343.583,66. A média do ano passado foi de 1.883.855,18, mês, contra uma média nos primeiros quatro meses de 2009 de 1.835.895,92, ou seja, a diferença não chega a 2,5%.
Já o FPM conforme gráfico, mostra que houve uma redução no período de cerca de 9%. Isso mostra que a política de incentivos fiscais adotadas pelo Governo Federal com redução de IPI para carros, motos e eletrodomésticos para enfrentar a crise mundial, representou um impacto até menor do que se esperava nas contas municipais.
Outra boa notícia, é que Pimenta Bueno vem mantendo um bom nível de empregabilidade, chegando a ficar em 2008 em quarto lugar entre os Município acima de 30 mil habitantes. A oferta de emprego cresceu 7,25% em Porto Velho enquanto que em Pimenta Bueno houve uma oferta de 4,08% no número de vagas. (dados do CAGED). Se comparado a Ariquemes, cuja oferta de vagas de trabalho ficou negativa em -0,37%, Pimenta Bueno ficou no lucro e com grande mérito. Apesar de toda a propaganda positiva, Ariquemes sofreu 8.909 demissões em 2008, ano em que o Brasil bateu récord de criação de vagas com carteira assinada.
Enquanto a oferta de vagas no Brasil aumentou em 2008, em Jaru, Ouro Preto, Ariquemes e Guajará Mirim o crescimento fora negativo, com destaque para Guajará Mirim que ficou negativo em 2,54% com 566 demissões.
Diante desses números e com a economia voltando a crescer no segundo semestre de 2009 podemos esperar uma melhora significativa na oferta de novas vagas de trabalho em Pimenta Bueno. O Agronegócio está em expansão com ênfase para a COOPEROCARNE que voltou aos níveis de produção do ano passado, as obras da Rondon II em plena carga e os novos projetos de PCH,s no Rio Barão de Melgaço que deverá iniciar em breve com a previsão de pelo menos mais três canteiros de obra.
Outro efeito positivo será a interligação da CERON com ELETRONORTE e com o Sistema interligado nacional previsto para julho deste ano. A subestação da Eletronorte em Pimenta Bueno possui uma capacidade de 110 MVA de transformação que ficará a disposição dos empreendedores de Pimenta Bueno e Espigão do Oeste ainda neste mês de junho.
Energia elétrica, Linhas de crédito e matéria prima são combustíveis que não faltará em 2009 para quem desejar iniciar ou ampliar seus negócios em Pimenta Bueno. O Banco da Amazônia já está preparando para se instalar e a Caixa Econômica Federal esta para ampliar sua agencia e seus negócios em Pimenta Bueno. Isso é uma aposta do Governo Federal na possibilidade de crescimento e expansão da economia local.
A tarefa da classe política local é alinhar-se as expectativa do Governo Federal e montar um planejamento estratégico para aproveitar este ciclo de oportunidades. Nunca na história deste país como diz o nosso Presidente, se pode contar com um clima tão favoravel e com um ambiente tão fértil para o crescimento. Grandeza de idéias e de atitude é tudo que se espera do Executivo e do Poder Legislativo do nosso próspero Município com vista a aproveitar esta importante fase de Rondõnia e do Brasil.