Pular para o conteúdo principal

CERON; NOVOS UNIFORMES E MAIS PROTEÇÃO

O novo visual dos prestadores de serviços da CERON não tem nada a ver com estética, o novo colorido tem apenas uma função: prevenir e evitar acidente envolvendo energia elétrica. Os trabalhadores estão cada vez mais protegidos pela legislação, cada vez mais exigente no que se refere a proteção coletiva e individual contra riscos elétricos.
Os contratos da CERON já estão sendo adaptados a nova legislação e os técnicos de segurança do trabalho estão cada dia mais atentos ao cumprimento de clausulas contratual e normas em vigor.

Conversando com a dupla de eletricistas Ismael e Maicom em Pimenta Bueno, ambos dizem estarem se adaptando ao novo padrão dos capacetes e dos uniformes que estão mais quentes e pesados, mas que todos tem consciência de que a única forma de não se expor ao risco é utilizar de forma correta e responsável os novos EPI,s e EPC,s. O novo formato deste conjunto de proteção visa evitar exatamente o contato com o arco elétrico responsável por maioria dos acidentes envolvendo queimaduras e até morte.

ARCO ELÉTRICO
Informaçoes colhidas junto ao site http://www.leal.com.br/ diz que o Arco Elétrico, por sua energia intensa e de curta duração, apresentam um grande risco ao trabalhador. Os uniformes comuns de trabalho se expostos ao arco elétrico queimam até que a roupa se carbonize por completo, podendo levar a pessoa até a morte. Para que um eletricista esteja trabalhando de forma segura sem que haja risco de sofrer queimaduras provocadas por um eventual Arco Elétrico, ele deve estar usando uma vestimenta que atenda a categoria derisco existente naquele local de trabalho.
A Norma NFPA70E estabelece 4 categorias de risco. Utilizando uniformes confeccionados com tecido FLASH WEAR, o eletricista estará totalmente protegido para as categorias 1 e 2 com apenas uma camada, conforme ensaio ASTM F1959M-99, garantindo total proteção e conforto. Para as demais categorias de risco são acrescentadas camadas adicionais de tecido.A ASTM F1959M-99 determina a capacidade de proteção de tecidos resistentes a chamas, através do VATPV(Arc Thermal Performance Value).

No site http://www.ufrrj.com.br/ encontrei as seguintes definições:
Energia é a capacidade de um sistema de realizar um trabalho. Existem várias formas de energia: potencial, mecânica, química, eletromagnética, calorífica e elétrica, entre outras. Essas energias podem ser transformadas umas nas outras. Assim, p.ex., a energia potencial da água represada numa barragem, pode se transformar em energia elétrica, pela passagem da mesma por turbinas e geradores. A energia elétrica (ou eletricidade) diz respeito aos fenômenos em que estão envolvidas cargas elétricas. A figura acima é de um motor elétrico, de muita utilidade para abastecer as caixas d´água elevadas, movimentar polias, serras ou esmeril na indústria, acionar aspersores na irrigação das culturas e milhares de outros usos.
Geração de energia elétrica é, justamente, a transformação de algum tipo de energia em eletricidade. A energia elétrica pode ser gerada de fontes de energia não-renováveis (combustíveis fósseis e nucleares) e de fontes renováveis (força da água, dos ventos, sol e biomassa) de energia. No Brasil, onde é grande o número de rios, a opção hidráulica é a mais utilizada e apenas uma pequena parte é gerada a partir de combustíveis fósseis, em usinas termelétricas. Em Angra dos Reis - RJ temos as Usinas Nucleares Angra I e II e, ultimamente, começam a funcionar Usinas movidas à gás natural (de petróleo) e até do lixo. A imagem acima é da turbina hidráulica de uma pequena central hidrelétrica - PCH, muito indicada para o aproveitamento energético de quedas (ou pequenas barragens) nos córregos.
Transmissão de energia é a forma de conduzir a eletricidade, através de fios e cabos, de um local para outro. Após ser gerada, a energia elétrica é conduzida por cabos até a subestação abaixadora, por meio de transformadores. Daí, ela percorre as linhas de distribuição, que podem ser subterrâneas ou aéreas (caso mais comum), até a subestação elevadora, onde outros transformadores elevam o valor da tensão elétrica (voltagem). Assim, nesse nível de tensão, a eletricidade pode percorrer longas distâncias pelas linhas de transmissão, sustentadas por torres, até chegar às proximidades de onde será consumida: as residências (cidades), fábricas, fazendas, comércio, etc.
NOTA: Esses conceitos foram transcritos (e devidamente complementados por nós) do site da empresa paulista de eletricidade ELETROPAULO, a quem agradecemos

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.