Não consegui me calar ao discutir este tema ontem na faculdade, muitos empresários plantam árvores, fazem doações e marketing em torno da chamada ética empresarial e responsabilidade social.
No mundo dos negócios, as palavras mágicas são: qualidade total, excelência, produtividade e competitividade. Poucos se deram conta de que a sonegação fiscal é o principal fator de desequilíbrio competitivo. Uma boa parte de comerciantes Brasil afora, estufam o peito para reclamar da carga tributária e ainda confessam – “se pagarmos todos os impostos que tem que pagar, quebramos”. Se deixarem de pagar, quebram o concorrente.
A receita para baixar custos: fraude de energia, sonegação fiscal, em alguns casos fraude no seguro desemprego, na conta de água, nos encargos trabalhistas, e por ai vai. Mas todos cobram transparência dos governos, falam mal das estradas, da saúde, da educação e da carga tributária. Mas se todos pagassem a carga não poderia ser menor?
Plantar uma árvore e defender o meio ambiente se transformou numa válvula de escape para muitos sonegadores e fraudadores. Não estou generalizando, assim como existem muitos políticos honestos e bem intencionados há vários empreendedores que transformaram seus negócios numa verdadeira devoção, trabalham por amor e vocação e olha que não são poucos.
Mas responsabilidade social vai alem de plantar uma arvore, evitar lixo nos rios, ajudar uma instituição de caridade, ser membro de uma ONG e etc. Ética e responsabilidade social é saber que os reais cobrados dos clientes e sonegados ao governo tornarão as estradas intransitáveis, a saúde caótica, a educação precária e ainda por cima prejudica o concorrente que cumpre com suas obrigações junto ao fisco.
Para inserir a palavra ou conceito de ética e responsabilidade social na cultura da empresa e do negócio é preciso antes de tudo, saber que a forma ética de baixar custos e melhorar a competitividade é investir em tecnologia de ponta, cortar gastos desnecessários e otimizar os recursos disponíveis. A concorrência ética implica em oferecer produtos e serviços de qualidade fabricados com uso racional de matéria prima e recursos naturais, além de valorizar as pessoas envolvidas no processo.
Após fazer tudo isso, “plante uma árvore” e não apenas a cidade ficará mais fresca e tranqüila como seus concorrentes e sua consciência também.