Para dar alguns esclarecimentos sobre estas questões, nosso Blog conversou com o engenheiro eletricista Arthur Naressi Neto. Vamos às dicas:
Blog: Até quantos kVA a Ceron é obrigada a me atender com custo zero?
Engenheiro Arthur: --- A CERON está obrigada, segundo a lei 10.438, de 26 de abril de 2002 - Lei da Universalização do Atendimento, a atender ligações novas de unidades consumidoras com potencia instalada até 50 kW sem ônus ao consumidor, exceto para loteamentos particulares e sistemas de iluminação pública
Blog: Isso vale também para a zona rural?
Engenheiro Arthur: --- Sim a lei abrange toda area de concessão da CERON.
Blog: Eu tenho opção de escolher tarifa?
Engenheiro Arthur: Nestes casos em que o custo é zero o consumidor deve ser atendido pela tarifa do grupo B cujo valor pode sofrer descontos se o consumidor for rural ou classificável como Consumidor de Baixa Renda.
Blog: Se a minha carga for acima de 75kVA eu tenho que bancar tudo do próprio bolso?
Engenheiro Arthur:Cabe o consumidor a construção da subestação dentro dos limites de sua propriedade e contribuir financeiramente em eventuais obras que se fizerem necessárias na rede primária (de Alta Tensão). Também participam financeiramente de obras na rede aqueles novos clientes com potencia instalada maior do que 50 kW e os já atendidos que necessitam de aumento de carga.
Blog: Nesse caso eu posso fazer opção de tarifa?
Engenheiro Arthur:Sim, até a potencia instalada de 112,5 kVA.
Blog: O transformador pode ser colocado na rede da CERON ou terei que fazer uma subestação separada?
Engenheiro Arthur: A subestação deve ser construida nos limites da propriedade do cliente, portanto separada da rede pública de distribuição
Blog: Eu tenho um transformador de energia que não agüenta a minha carga. Como eu faço para aumentar minha carga, trocar o meu transformador?
Engenheiro Arthur: Sim O cliente deverá encaminhar projeto de repotenciamento da subestação juntamente com pedido de aumento de carga. Se for necessária alguma obra no sistema de distribuição para atender esta nova carga o cliente participará financeiramente junto com a CERON.
Blog: De onde vem a energia que eu consumo?
Eng. Arthur: Vem de um sistema interligado onde temos varias usinas gerando e injetando energia em uma enorme rede que interliga 95 % das localidades do estado. Estas usinas se localizam na capital e interior ( Porto Velho, Pimenta Bueno, Santa Luzia, Alta Floresta, Vilhena, Colorado etc..)
Na próxima semana falaremos sobre, perdas, ressarcimento e outros assuntos.