Pular para o conteúdo principal

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE PEDIR UMA LIGAÇÃO DE ENERGIA NA CERON

É comum em Rondônia, os clientes darem entrada de projeto na CERON depois que a subestação já esta construída. Analisar um projeto depois da obra pronta não é o principal problema, o pior é quando este projeto não esta de acordo com as normas da Concessionária de energia. Desmanchar o que já esta pronto também não é o maior problema, o problema é quando por força de lei a própria CERON deveria fazer a obra e não o cliente. Só que quando isso acontece e sem o conhecimento da CERON fica difícil de resolver.
Para dar alguns esclarecimentos sobre estas questões, nosso Blog conversou com o engenheiro eletricista Arthur Naressi Neto. Vamos às dicas:


Blog: Até quantos kVA a Ceron é obrigada a me atender com custo zero?
Engenheiro Arthur: --- A CERON está obrigada, segundo a lei 10.438, de 26 de abril de 2002 - Lei da Universalização do Atendimento, a atender ligações novas de unidades consumidoras com potencia instalada até 50 kW sem ônus ao consumidor, exceto para loteamentos particulares e sistemas de iluminação pública

Blog: Isso vale também para a zona rural?
Engenheiro Arthur: --- Sim a lei abrange toda area de concessão da CERON.
Blog: Eu tenho opção de escolher tarifa?
Engenheiro Arthur: Nestes casos em que o custo é zero o consumidor deve ser atendido pela tarifa do grupo B cujo valor pode sofrer descontos se o consumidor for rural ou classificável como Consumidor de Baixa Renda.

Blog: Se a minha carga for acima de 75kVA eu tenho que bancar tudo do próprio bolso?
Engenheiro Arthur:Cabe o consumidor a construção da subestação dentro dos limites de sua propriedade e contribuir financeiramente em eventuais obras que se fizerem necessárias na rede primária (de Alta Tensão). Também participam financeiramente de obras na rede aqueles novos clientes com potencia instalada maior do que 50 kW e os já atendidos que necessitam de aumento de carga.

Blog: Nesse caso eu posso fazer opção de tarifa?
Engenheiro Arthur:Sim, até a potencia instalada de 112,5 kVA.

Blog: O transformador pode ser colocado na rede da CERON ou terei que fazer uma subestação separada?
Engenheiro Arthur: A subestação deve ser construida nos limites da propriedade do cliente, portanto separada da rede pública de distribuição

Blog: Eu tenho um transformador de energia que não agüenta a minha carga. Como eu faço para aumentar minha carga, trocar o meu transformador?
Engenheiro Arthur: Sim O cliente deverá encaminhar projeto de repotenciamento da subestação juntamente com pedido de aumento de carga. Se for necessária alguma obra no sistema de distribuição para atender esta nova carga o cliente participará financeiramente junto com a CERON.

Blog: De onde vem a energia que eu consumo?
Eng. Arthur: Vem de um sistema interligado onde temos varias usinas gerando e injetando energia em uma enorme rede que interliga 95 % das localidades do estado. Estas usinas se localizam na capital e interior ( Porto Velho, Pimenta Bueno, Santa Luzia, Alta Floresta, Vilhena, Colorado etc..)

Na próxima semana falaremos sobre, perdas, ressarcimento e outros assuntos.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.