Pular para o conteúdo principal

MOVIMENTO PELA CRIAÇÃO DE 230 NOVAS VARAS FEDERAIS NO BRASIL; ENTREVISTA COM GILDÁSIO FERREIRA SOBRE ESTE ASSUNTO



O entrevistado desta semana, é o nosso colega de trabalho Gildasio Ferreira Santos. Ele faz parte de um movimento em nível nacional que luta pela ampliação da estrutura do Poder Judiciário no Brasil. Segundo ele, numa rápida comparação com outros paises, mostra que a relação de habitantes por número de servidores da justiça é bem menor no Brasil do que nos deamais. Aqui ele fala do Projeto de Lei 5829/2005 que tramita no Congresso Nacional com este tema.
BLOG, o que é o PL 5829/2005?
Gildásio, é um projeto de lei que dispõe sobre a criação de 230 novas Varas Federais, proposto pelo Superior Tribunal de Justiça.
BLOG, por que há a necessidade da criação destas Varas?
Gildásio a expansão do poder judiciário é imperiosa, até porque a litigiosidade no Brasil alcança a cifra impressionante de mais de 40 milhões de processos, dos quais 10,7 milhões são da competência da Justiça Federal e 2,8 milhões da Justiça do Trabalho.
BLOG, qual o comparativo da situação da Justiça Federal em relação à do Trabalho e da Estadual?
Gidásio, a Just. Fed. é em relação ao número de órgãos e juízes, mais de duas vezes menor do que a do trabalho e mais de oito vezes menor do que a Estadual. Na 1ª instância são 1.250 juízes federais, 2.661 juízes trabalhistas e 10.530 juizes estaduais.
BLOG, e qual a relação com o número de processos?
Gildásio, nos juizados especiais Federais a média é de 30 mil ações para cada juiz; o desembargador federal trabalha com uma média de 7.064 processos, enquanto o desembargador do trabalho 1.593 e o estadual 1.221.
BLOG, qual o número de Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho?
Gildásio, são 05 Tribunais Regionais Federais contra 24 Tribunais Regionais Federais.
BLOG, quem perde com a insuficiência de varas federais?
Gildásio, não só o cidadão, mas o Estado. Imagine um lavrador que tenha um benefício do INSS negado, e que viva no interior do Estado. Terá que se deslocar, por vezes, centenas de quilômetros para reclamar seus direitos. Muitos desistem devido às dificuldades e gastos com este processo. Sem mencionar a incerteza de ter atendida a sua demanda, por estarem as varas abarrotadas de processos ainda não apreciados. Noutra monta, mesmo que haja vara da justiça estadual com competência prorrogada pela CF, os processos de aposentadoria abarrotam as prateleiras e causam morosidade ainda maior.
BLOG, que mensagem você deixaria aos nossos leitores?
Gildásio, a criação de novas varas federais é uma necessidade urgente, dado o esgotamento da estrutura da Justiça Federal. O Projeto de Lei 5.829/05, que dispõe sobre a criação de 230 varas federais, em tramitação na Câmara dos Deputados desde agosto de 2005, aguarda apenas inclusão na pauta de votação desta Casa.
O PL 5.829 faz parte do planejamento da Justiça Federal para atender, com qualidade, a demanda crescente dos jurisdicionados. Ao contrário de outros segmentos do Judiciário, a Justiça Federal ainda não viabilizou os projetos destinados a adequar sua estrutura ao crescimento do número de processos.
Em nome de todos os concursados que passaram nos concursos dos TRF's e aguardam a tão sonhada nomeação, pedimos aos nossos Deputados Federais que votem pela aprovação deste projeto, o qual com certeza trará inúmeros benefícios a todos os brasileiros e à celeridade da nossa justiça.
Saiba mais em: www.pl5829.wordpress.com

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.