Pular para o conteúdo principal

CHUPINGUAIA; ENERGIA CONTRA A CRISE


Nosso povo, nossa força, baluarte Obstinado
que o sonho, de crescer por esse chão vermelho caia, Se derrame, Chupinguaia. Primazia, galhardia, nosso sangue, Chupinguaia!
O cenário em cachoeiras nos convida a contemplar a beleza desse éden, Os haveres são nos dados pelo sol entre gados e madeiras nosso fórum.

Estes versos foram tirados do Hino de Chupingaia, escrito por Wagner Luiz Ferreira.
Visitando as obras da PCH Cascata Chupinguaia ontem 17/03/2009, da para constatar que o sonho de crescer por esse chão vermelho já caiu e já se derramou nas terras de Chupinguaia. A Hidrelétrica que entrará em operação até junho deste ano, tem capacidade de gerar 10MVA de energia e abastecer os Municípios de Chupinguaia e Corumbiara. Automaticamente, Chupingauaia e Corumbiara ficarão interligadas ao Sistema Elétrico Estadual e até final do ano, ao Sistema Elétrico Nacional através do sitema Cone Sul.
Outra nov
idade boa, é o Frigorífico Marfrig, o terceiro maior grupo do mundo em exportação de carne, ja instalado no município e que está ampliando sua capacidade de produção prometendo empregar mais de 400 trabalhadores até final do ano. Hoje, sua mão de obra ja conta com 250 trabalhadores.
Os caminhões de boi e de arroz que circulam pelo Município, dão mostra da fartura e da diversificação das atividades econômicas que garante o crescimento e a sustentabilidade da região.
As obras do Governo Federal em parceria com o Município e as da iniciativa privada com financiamento do Banco da Amazônia e BNDES,também não deixam dúvidas de que a qualidade de vida esta melhorando a cada dia.
A Ceron esta realizando obras de adequação do sistema para atender o Frigorífico com construção de mais um alimentador até o dia 10 de abril, expansão de rede urbana para atender os bairros e os distritos que crescem ano a ano e ampliando o atendimento no setor rural através do Programa Luz para Todos. Dessa forma, a Ceron não apenas assiste, como participa diretamente desse processo de crescimento, fazendo investimentos necessários para o desenvolvimento em todas as áreas de Chupinguaia.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.