2.Cortar, enxugar, adiar

Segundo analistas de mercado e comentaristas econômicos, os verbos mais usados em tempos de incertezas como a que pauta o noticiario falado, escrito e televisado dos ultimos dias são estes:
cortar
enxugar
e adiar
É como se de uma hora para outra, todos os povos do mundo estivesse pautando suas vidas nos lucros e prejuizos que acontecem a cada subida ou decida das bolsas ou do dólar. O que ninguém parou para pensar é que quanto mais cortar investimentos, enxugar as despesas operacionais e adiar as realizaçoes, mais se aprofundara a crise e mais tempo se levara para voltar a vida normal.
Seu Antonio conseguiu formar o filho em economia vendendo lanche na porta da faculdade. Formado, o filho foi assessorar o pai exatamente no momento em que os meios de comunicação dava noticias de uma grande crise que estava por vir. O filho não teve dúvidas, aplicou a receita que todo bom economista aconselha aplicar em ocasiões como estas: Cortar, Enxugar e Adiar.
Enxugou o quadro de pessoal: mandou a ajudante embora e os clientes passaram a esperar mais tempo na fila para conseguir comer o que até então, era considerado o melhor lanche da cidade.
Cortou no recheio do X-salada: diminuiu a linguiça, reduziu uma folha de alface e mudou de marca de maionese e farinha de trigo tudo cortar custos e baratear o produto final.
Adiou a troca dos liquidificadores que possibilitaria aumentar a produção e do novo balcão que iria adquirir para melhorar as condições de armazenamento.
A crise para Seu Antonio foi devastadora, foi ele, o primeiro a fechar as portas e confirmar a profecia do seu filho. Em menos de seis meses terminara o negócio que sustentou toda a familia e ainda financiava a faculdade do filho. Realmente meu filho estava certo: eu não sabia que esta crise iria ser tão profunda.
Foia de fato a crise que faliu o Sr. Atonio?
Qual a su opinião?

Joaquim e Matilde

Comentários

  1. Muitas vezes pequenas empresas nao tem capacidade de armazenar recursos para serem usados em épocas de crise. No caso de seu Antonio, por causa da crise ele deixou a qualidade de lado, eliminando alguns custos que antes era talvez o seu diferencial. Se tivesse recursos para continuar "tocando" o negocio com a mesma qualidade, nao teria perdido os clientes e passaria a crise e sustentaria seu negocio.




    Visitem nosso blog: http://futuroop.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

A NOTÍCIA QUE EU NÃO QUERIA DAR

Tarcísio agora chora