Pular para o conteúdo principal

FATORES QUE JUSTIFICAM A RENOVAÇÃO DAS CONCESSÕES DAS DISTRIBUIDORAS. Parte 1.

Do equilíbrio necessário no mercado entre concessões controladas pela iniciativa privada e pelo Estado Brasileiro.

Por, entre outros fatores, tratar-se de concessões de serviços essenciais (energia elétrica), para evitar o controle total do setor privado, como ocorreu na privatização das telefônicas, onde socializou os serviços através de celulares, internet e etc., más tornou-se um setor campeão de reclamações nos PROCONS e Poder Judiciário, e não levou os serviços para as comunidades onde o lucro não estava garantido, é necessário que o Estado Brasileiro, através da União e Estados permaneçam com a concessão de parte desses serviços para possibilitar leva-los às comunidades onde só agrega o valor social; evitar o monopólio privado que historicamente não deu certo no Brasil em alguns serviços, e cumprir o papel social do estado nas regiões mais distantes dos grandes centros e até dos médios e pequenos centros populacionais, estes localizados na sua maioria nas Regiões Norte e Nordeste do país.

Leiloar todos os empreendimentos estatais ou não, possibilidade prevista na Lei n° 12.783/2013 caso não haja a renovação dos contratos de concessões, principalmente quando ainda não há uma definição de quanto representará a indenização dos ativos ainda não totalmente remunerados, poderá causar um desequilíbrio no setor.

Presença do estado em parte do setor elétrico para garantir a modicidade tarifária.

A modicidade tarifária (energia mais barata para o consumidor final), uma das metas buscadas pela ANEEL, é importantíssima não só para assegurar maior competividade interna e externa do setor de produção, como também para os demais consumidores, especialmente os do mercado interno onde a baixa nos custos da produção, torna-se mais alcançável com a participação do Estado Brasileiro no setor, já que, tem poder e competência para adotar medidas, como as tomadas recentemente com a diminuição de tributos (impostos), que diminuiu os preços da energia para todas as classes de consumidores.
 Ainda sobre a modicidade tarifária, no caso de desequilíbrio econômico/financeiro de uma concessionária controlada pelo estado, fica mais fácil justificar a injeção de recursos do estado numa empresa sob o seu controle e garantir os serviços da concessão com a qualidade que os seus usuários precisam e as regras do setor elétrico exigem, do que “socorrer” empresas da iniciativa privada, o que foi feito no passado por inúmeras vezes e infelizmente não rendeu os resultados esperados.
 A União, como acima demonstrado, que tem o controle da maioria das estatais com contratos de concessões vencendo até 2017, também tem o poder de barganha para convencer os estados da federação para também contribuírem com a modicidade tarifária, diminuindo tributos (impostos) sobre energia elétrica e não busquem resolver seus problemas internos de receita, caminhando em sentido contrário de uma política nacional.

A não renovação dos contratos de concessões das  distribuidoras poderá representar uma diminuição da Eletrobras.

A Eletrobras, conforme demonstrado anteriormente, é controladora de uma proporção considerável das concessões de geradoras (39%); das transmissoras cuja maior arte das suas linhas de transmissões está na base do Sistema Interligado Nacional – SIN, e de 6 (seis) distribuidoras, podendo chegar a oito nos próximos meses.
Uma fase que ficou na memória de todos (as) os (as) brasileiros (as) no governo federal passado, sucedido pela atual Presidenta, foi, em outras palavras,  a de que “a Eletrobras seria num futuro próximo a  Petrobras de hoje”. Sem a renovação desses contratos de concessões, por enquanto somente algumas regadoras e transmissoras conseguiram as prorrogações, a Eletrobras diminuirá o seu tamanho, deixando de ser, como tem sido atualmente, de mero instrumento recepcionador de distribuidoras privatizadas no passado e falidas na atualidade.
Não renovar os contratos de concessões dessas empresas, representará um esvaziamento ainda maior da Eletrobras, cujas atividades se resumiriam basicamente a fazer gestão de alguns fundos setoriais, já que até o planejamento do setor elétrico hoje já lhe foi tirado e transferido para a EPE – Empresa de Planejamento Energético.
        

SINDICATO DOS URBANITÁRIOS - RO

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.