Saber que o Brasil possui 12% da agua doce superficial do planeta e mais ainda, saber que 68% desta água está aqui na Região Norte poderia nos deixar tranquilos, confortáveis e confiantes de que não nos faltaria este precioso bem.
Mas a distribuição deste líquido precioso esta longe de ser igual em todo o mundo. Aqui no Brasil, 68% da água doce, potável está na Região Norte que tem apenas 7% da população brasileira. O Nordeste e Sudeste com 72% dos habitantes, conta apenas com 10% da agua potável do Brasil.
À Agencia Nacional de Água – ANA afirma que a água limpa esta cada vez mais rara na Zona costeira e a água de beber cada vez mais longe. Embora o Brasil possua o maior volume de água do mundo, a poluição e o uso inadequado comprometem esses recursos em varias regiões. A noticia de escassez de água no mundo, da má distribuição da agua entre as regiões do Brasil e a possível privatização da CAERD são fatores que devem despertar a consciência do povo principalmente da Região Amazônica para onde deve estar voltadas todas as atenções num futuro não muito distante.
Acompanhei com espanto uma matéria muito esclarecedora no Diário do Dado sobre uma possível privatização da CAERD. A exploração dos serviços de água e esgoto em todo o Brasil é prerrogativa dos municípios e em Pimenta Bueno este serviço foi repassado a CAERD na gestão do então Prefeito Reginaldo Monteiro com também fizera a maioria dos prefeitos nos anos 80.
Com o diagnostico da escassez de agua no planeta e de ante de possíveis conflitos envolvendo a disputa pelo controle destes mananciais, o poder publico não deve e não pode abdicar de seu poder de controlador, distribuidor e protetor destas riquezas. A Água não pode ser tratada como negócio e como meio para enriquecer meia dúzia de pessoas. Água é vida e dela depende o futuro da humanidade.
A forma como esta questão esta sendo tratada pela Câmara Municipal de Pimenta Bueno nos deixa ainda mais preocupado. Saber que vereadores estão sendo assediados por companhias privadas de agua e que estão viajando por conta dos interessados nos remete ao triste episódio de Tangará da Serra MT onde foram denunciadas várias pessoas envolvidas no processo de privatização da concessão de água com morte de um dos vereadores que denunciou o processo.
No meu ponto de vista, o Prefeito Augusto Plaça que sempre demostrou sensibilidade a questão da sustentabilidade deve tratar esta questão com muita transparência envolvendo a comunidade, a sociedade civil organizada e os poderes públicos constituídos. Em Porto Velho o Prefeito Roberto Sobrinho do PT renovou a concessão da CAERD por mais 30 anos. Não seria esta uma boa saída para Pimenta Bueno ?