Pode o Brasil virar o jogo? As sanções dos EUA, Alexandre de Moraes e o desafio da soberania

A revogação do visto do ministro Alexandre de Moraes pelos Estados Unidos escancarou um jogo de forças que vai muito além das fronteiras brasileiras. A medida, vista por muitos como retaliação ao cerco judicial contra Jair Bolsonaro, expõe uma prática cada vez mais recorrente: o uso de sanções unilaterais como ferramenta política internacional. A pergunta que se impõe é: o Brasil tem como reagir — e, mais do que isso, virar o jogo?

A política das sanções e a extraterritorialidade norte-americana

Desde a promulgação da Lei Magnitsky, em 2012, os EUA se autorizaram a punir indivíduos de qualquer país, acusados de corrupção ou violações de direitos humanos. Embora a lei se baseie em uma lógica de combate à impunidade global, sua aplicação tem servido, muitas vezes, a interesses geopolíticos específicos.

Com base nessa legislação, Washington já aplicou sanções a líderes de países como Rússia, China, Venezuela e Turquia. A depender da conveniência do momento, os alvos variam — e nem sempre por critérios transparentes ou imparciais.

No caso de Moraes, não há até aqui qualquer acusação formal de corrupção ou crimes contra a humanidade. O que existe é o incômodo de setores ligados a Bolsonaro com decisões judiciais firmes contra tentativas de golpe e ataques às instituições democráticas brasileiras.

O isolamento é estratégia — e também armadilha

A revogação do visto de Moraes tem peso mais simbólico do que prático. Mas seu potencial de desgaste político e diplomático é real. Se o Brasil aceitar passivamente essa ingerência, abre-se precedente para que outros ministros, juízes ou mesmo governantes eleitos democraticamente passem a ser tratados como “inimigos internacionais” — ao gosto da política externa de ocasião da Casa Branca.

Por outro lado, uma reação isolada, sem apoio de outros países, tende a ser inócua. É nesse ponto que entra a oportunidade estratégica: formar alianças com outras nações que também têm sido alvo de sanções unilaterais e extraterritoriais.

Unir os incomodados: uma resposta multilateral

Vários países poderiam compor uma frente comum com o Brasil nesse debate: México, Argentina, África do Sul, Indonésia, entre outros que já se manifestaram contra o uso político de sanções unilaterais.

O Brasil também pode usar sua posição em grupos como os BRICS, o G77 e fóruns da ONU para levantar um debate global sobre o abuso do poder sancionatório dos EUA. Afinal, trata-se de uma violação direta ao princípio da soberania nacional — cláusula pétrea do Direito Internacional.

Uma iniciativa conjunta pode envolver:

  • Abertura de discussão nas Nações Unidas;
  • Denúncia formal à Corte Internacional de Justiça;
  • Formulação de regras multilaterais para controle do uso de sanções;
  • Adoção de medidas recíprocas dentro de marcos legais e comerciais.

O problema interno: a divisão que enfraquece

No entanto, qualquer reação internacional depende da coesão interna. E esse talvez seja o maior obstáculo. Parte do Congresso Nacional — dominado por aliados de Bolsonaro — aplaude a punição a Moraes. Setores da mídia e da elite econômica preferem o silêncio, receosos de atritos com os Estados Unidos.

Essa divisão fragiliza a posição do Brasil no exterior. Enquanto países como China, Rússia e até México defendem com firmeza seus representantes em arenas internacionais, o Brasil ainda hesita — e muitas vezes se autocensura.

Conclusão: entre soberania e submissão

O Brasil tem, sim, como virar o jogo. Mas isso exige articulação internacional, coragem diplomática e, acima de tudo, vontade política de defender a própria soberania.

A luta não é apenas pelo direito de um ministro manter seu visto americano. É uma luta para que juízes brasileiros não sejam punidos por cumprir a lei. Para que o sistema de Justiça não se curve à pressão externa. Para que o Brasil não se torne uma república tutelada por interesses estrangeiros.

Se não for agora, quando?

Postagens mais visitadas deste blog

ANAC APROVA MAIS UM VÔO EM RONDÔNIA

Um pouco do final de semana intenso da pré-candidata Márcia Regina

China avança onde o Ocidente patina