Pular para o conteúdo principal

Eugenio, Euflavio Ribeiro e Franco Vialeto, o que eles tem em comum?


Para quem não os conhecem, vai uma breve apresentação, os dois primeiros são evangélicos e empresários em Pimenta Bueno, o segundo é padre e prefeito de Cacoal.

O que existe em comum entre eles, além da grande humildade que é uma qualidade muito especial, os três personagens aqui mencionados, possuem outra característica comum a eles  e a maioria do povo brasileiro, o "espirito empreendedor".

 Ontem pela manhã estive na inauguração de uma grandiosa obra social idealizada e construída pelo padre Franco Vialeto com doações da Itália, do povo de Rondônia e dos governos municipais, estadual e federal. Segundo informações extraoficiais, a obra custou cerca de 80 milhões de reais, e que, dentre outras coisas, irá cuidar de pacientes com diagnostico de câncer. No período da noite, estávamos em Pimenta Bueno inaugurando o novo CD do grupo CAIRU, um enorme complexo industrial que já emprega mais de 1.500 trabalhadores e trabalhadoras e dentre outras coisas, fabricam mais de 20 mil bicicletas mês.

O espírito  empreendedor dos três personagens aqui mencionados revela a importância dos dois acontecimentos ocorridos ontem em Cacoal e Pimenta Bueno e que contou com presença das principais lideranças politicas de Rondônia, representantes do Governo Federal e do Consulado Italiano.

 Em 26 anos de muito trabalho, os irmão Ribeiros de Pimenta Bueno construíram um grande império empresarial no ramo de bicicletas e se colocaram entre os principais empresários do setor, ganharam dinheiro, reconhecimento e importância no meio empresarial ajudando impulsionar o crescimento ecônômico e gerando  emprego para centenas de pessoas, sendo reconhecidos e homenageados pelo Senado Federal com o certificado, José Ermírio de Moraes, em junho deste ano.

No mesmo  período, padre Franco Vialeto iniciava sua atuação como líder religioso na cidade de Cacoal e ao mesmo tempo, mobilizava a comununidade em busca de parceiros, dentro e fora do Brasil para suas obras sociais. Foi dele a iniciativa de construção do Hospital São Daniel Comboni, da Escola Família Agrícola e do Centro de Formação Fiovo Camaione, dentre outros. Como prefeito assentou 180 famílias no Bairro Vitória, está preparando um novo assentamento para mais 300 famílias  e construção de 400 casas populares pelo Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal em convênio com a Caixa Econômica de 20 milhões de reais. Em termos de infraestrutura, pavimentou 52 quilômetros de ruas em 3 anos, a marca anterior foi de 67 quilómetros  em 8 anos. Outra marca registrada do empreendedorismo  do prefeito Franco, é fazer mais com menos. Até onde foi possível apurar por este blogueiro,com a mesma quantidade de recursos que se construía   um quilómetros de asfalto na gestão anterior, se constrói três na gestão do Padre Franco, e a qualidade segundo opinião de populares é ainda melhor.


Os dois acontecimentos de ontem, me fizeram lembrar uma importante fala do saudoso Deputado  Eduardo Valverde no inicio de sua campanha  em 2002, “ o desafio de um governo popular, é acabar ou pelo menos diminuir as diferenças regionais e a desigualdade social a que foram submetidas as populações e as regiões brasileiras”.

De fato, Cacoal aos poucos vai se transformando num grande centro de referencia em saúde pública e privada em Rondônia. O Município conta   com  uma faculdade de medicina, (FACIMED), com um   Hospital Regional que entrou em operação no início deste ano, e que havia sido iniciado a mais de 20 anos, mas só foi concluído na gestão do Presidente Lula e do Padre Franco com parte dos recurso oriundos de  compensação ambiental das hidrelétricas do madeira, mais de 36 milhões de reais,   a inauguração do Hospital São Daniel Comboni, a Unidade Mista de Cacoal que vem sendo preparada para atender média complexidade e os estabelecimentos de saúde privados que atrai para Cacoal, pessoas de todas as regiões do estado, enquanto que Pimenta Bueno vai se consolidando como um grande complexo industrial e comercial nos ramos de bicicleta, cerâmico, confecção, energia, água mineral e carne bovia.

Ontem estávamos inaugurando o hospital em Cacoal, tomando água mineral de Pimenta Bueno, a Unir, Campus de Cacoal  e as  faculdades particulares  estão cheias de académicos de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e outros municípios vizinhos, os hospitais públicos e privados também recebem pacientes de todos os lugares, o comércio,  e as casas noturnas em sua grande maioria, são frequentados por pimentenses. Mas é verdade também, que muitos cacoalenses levantam cedo para trabalhar no frigorífico de Pimenta Bueno, que os cacoalenses tomam agua mineral, consomem energia elétrica, bicicletas, roupas, telhas e tijolos fabricados em Pimenta Bueno. Assim o que era para se transformar numa grande disputa comercial, vai se consolidando como uma grande pareceria, um suprindo as necessidades do outro.

E assim vamos acabando com as diferenças regionais e as desigualdades sociais pelas quais Valverde e o Partido dos Trabalhadores sempre lutaram e continuam lutando.  Desenvolver todos os municípios, investir em todas as regiões do país, gerar emprego e oportunidade para todos os brasileiros são condições essenciais para fazer do Brasil um pais rico, e como já disse a Presidente Dilma, “País rico, é País sem miséria”. Isso só se faz com ações e exemplos como a dos Irmãos Eugenio e Euflávio e do Padre Franco Vialeto.

Postagens mais visitadas deste blog

Ceron conquista o 1º – Prêmio da ABRACONEE

“Quero dividir a alegria e satisfação que estou sentindo e vivenciando desde ontem à noite, quando nós, profissionais competentes e comprometidos com essa empresa, levamos o nome da CERON ao topo do reconhecimento nacional”. Recebemos o prêmio de melhor empresa nacional do setor elétrico que divulgou as demonstrações contábeis de 2008 (com faturamento de até R$ 60 milhões mês). Este julgamento é feito sobre todas as DC's das empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, com julgamento em diversos quesitos realizados e julgados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Além da CERON, foram premiadas as empresas CEMIG como empresa de capital aberto e a COPEL como empresa que possui faturamento acima de R$100 milhões mês. Raimundo Nonato

PIMENTA BUENO: BASTIDORES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  A presidenta do PT de Pimenta Bueno, Maria Aparecida de Oliveira, convocou para a noite da ultima sexta-feira feira 09, uma reunião ampliada do Diretório Municipal para dentre outros assuntos, registrar o aniversario de 44 anos de fundação do PT celebrado neste dia 10 de fevereiro  e nivelar informações quanto aos preparativos para as eleições municipais deste ano. A reunião contou com participação de membros do diretório e de convidados, entre os quais, o blogueiro Flavio Valentin, ex-presidente do MDB no município,  um dos colaboradores do encontro.  Durante o desenrolar das conversas, entendi que desde o golpe de 2016 que culminou  com a interrupção do mandato legitimo da Presidenta Dilma, dando origem ao fascismo e ao golpismo que se instalou no país, os partidos políticos, com exceção do PT, perderam muito do seu protagonismo, das suas características de organização partidária, cedendo espaço aos blocos partidários e  personalistas, ou de figuras, algumas delas toscas da polit

Cunha e machado,duas ferramentas muito utilizadas no passado para fazer lasca de madeira.

Antigamente quando ainda não havia motosserra e serrarias,  as pessoas  usavam machado e cunha para rachar a madeira. Era assim que se faziam lascas para cercar casas, chiqueiros e currais. Com  o machado abria-se uma brecha na madeira, depois colocava a cunha e dava-lhe marreta pra cima. Parece que aqueles bons tempos estão de volta. Primeiro veio o Machado, abriu uma brecha no caule do PMDB e agora se aguarda o Cunha para lascar com o resto.  É como dizia meu avô, tudo que está acontecendo agora é uma repetição do passado.